domingo, 1 de maio de 2016

LANÇAMENTOS INTERESSANTES DE ABRIL

Por Eric Silva

Para a postagem de hoje resolvi separar alguns livros que foram lançados no último mês e que chamaram minha atenção. Livros que me deixaram curioso e que por isso certamente acabaria lendo. Por isso separei os livros em grupos de acordo com a motivação que me levaria a lê-los, desde a pertencer aos meus gêneros prediletos até a pura e simples curiosidade. Vamos a eles:

Livros que mais se encaixam aos meus gostos

O Quarto Dia – Sarah Lotz

Sinopse do Skoob: Em O Quarto Dia, Sarah Lotz conduz o leitor por uma viagem de réveillon que tinha tudo para ser perfeita. Mas às vezes o novo ano reserva surpresas desagradáveis...

Janeiro de 2017. Após cinco dias desaparecido, o navio O Belo Sonhador é encontrado à deriva no golfo do México. Poderia ser só mais um caso de falha de comunicação e pane mecânica... se não fosse por um detalhe: não há uma pessoa viva sequer no cruzeiro.

As autoridades acham indícios de uma epidemia de norovírus, mas apenas descobrem os corpos de duas passageiras. Para piorar, todos os registros e gravações de bordo sofreram danos irreparáveis.

Como milhares de pessoas podem ter sumido sem deixar rastro? Teorias da conspiração se alastram, mas só há uma certeza: 2.962 passageiros e tripulantes simplesmente desapareceram no mar do Caribe.

Porque leria: assim que li essa sinopse foi inevitável comecei a especular qual seria o mistério por trás do desaparecimento dos tripulantes do navio. Uma megaoperação criminosa? Algo sobrenatural? Um sofisticado ataque terrorista? O que haveria acontecido durante esses dias à deriva? Policiais me instigam, mas nada me inquieta mais do que um grande mistério!

Editora: Arqueiro

Eu sou o peregrino - Terry Hayes

Sinopse do Skoob: Uma mulher é brutalmente assassinada em um hotel decadente de Manhattan, seus traços dissolvidos em ácido. Um pai é decapitado em praça pública sob o sol escaldante da Arábia Saudita. Na Síria, um especialista em biotecnologia tem os olhos arrancados ainda vivo. Restos humanos ardem em brasas na cordilheira Hindu Kush, no Afeganistão. Uma conspiração perfeita, arquitetada para cometer um crime terrível contra a humanidade, e apenas uma pessoa é capaz de descobrir o ponto exato em que todas essas histórias se cruzam.

Peregrino é o codinome de um homem que não existe. Alguém com tantas identidades que mal consegue lembrar seu verdadeiro nome. Adotado ainda jovem por uma família rica, ele se tornou um importante profissional da espionagem. Em uma perseguição cinematográfica, Peregrino cruza o mundo, da Arábia Saudita às ruínas da Turquia; do Afeganistão ao Salão Oval da Casa Branca. Um caminho doloroso e repleto de ameaças inesperadas, na busca por um homem desconhecido cujo plano é desencadear uma destruição em massa sem precedentes.

Porque leria: Outro livro de mistério, mas também de conspiração. Chamou-me a atenção o fato do personagem principal não possuir um nome o que lhe envolveu em uma atmosfera de mistério ainda maior. Quem seria? De onde viria? Além disso, o número de casos aparentemente desconexos entre si me lembrou algumas histórias que já li onde os fatos são visivelmente desconectados mas que guardavam uma ligação que só ao longo da leitura se poderia vislumbrar.

Editora: Intrínseca

Vocação para o mal - Robert Galbraith (J.K. Rowling)

Sinopse do Skoob: Quando um pacote contendo a perna decepada de uma mulher é entregue a Robin Ellacott, seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, suspeita de quatro pessoas de seu passado que poderiam ser capazes de tamanha brutalidade. Mas quando a polícia foca no suspeito que Strike tem cada vez mais certeza de que não é o criminoso, ele e Robin precisam correr contra o tempo para descobrir a verdade. 

Depois de O chamado do Cuco e O bicho-da-seda, o terceiro romance da aclamada série escrita por Robert Galbraith, pseudônimo de J. K. Rowling, é um suspense inteligente, com reviravoltas inesperadas a cada página, e também a emocionante história de um homem e de uma mulher numa encruzilhada em suas vidas pessoais e profissionais.

Porque leria: para começar Vocação para o Mal é um livro policial, um dos meus gêneros literários preferidos. Em segundo lugar a autora é mundialmente conhecida e creditada como uma grande escritora. Por fim o livro tem recebido boas críticas dos skoobers. Contudo só leria este livro após ler seus dois antecessores, porque não acho interessante [e vocês concordarão comigo] começar uma saga pelo meio ou pelo final.

Editora: Rocco

Os livros cuja temática original me chamou a atenção

O Livro dos Bichos – Reportagens – Roberto Kaz

Sinopse do Skoob: Major Tom passou trinta dias no espaço, orbitando ao redor da Terra e experimentando os efeitos da gravidade, e prestou grandes serviços à comunidade científica russa. Major Tom é um camundongo, e sua vida é uma das muitas contadas neste inusitado livro de reportagens sobre animais. A partir da história de cada bicho, Roberto Kaz conduz o leitor a um universo desconhecido. Quando fala de um cavalo reprodutor, revela todo um mundo de negociações milionárias e intrigas políticas. Quando perfila uma celebridade animal, expõe uma guerra de patentes nos bastidores da maior emissora do país. Com empatia, Kaz tira desses bichos histórias marcantes, que revelam tanto sobre o mundo animal quanto sobre nós mesmos.

Porque leria: O que me chamou a atenção para este livro não foi por ele falar de animais, mas por que a sinopse deixou transparecer que há aqui uma denúncia de como o ser humano, achando-se superior a todas as espécies, utiliza-se dos animais como se estes fossem objetos, mercadorias ou peças em um tabuleiro onde o homem joga como se fosse um deus, brincando com vidas indefesas em uma sociedade do espetáculo, em uma sociedade que faz parecer que tudo pode ser convertido em dinheiro.

Editora: Companhia das Letras


Yakuba - Thierry Dedieu

Sinopse do Skoob: Livro de temática africana, sobre um jovem que está prestes a se tornar um guerreiro.

Amanhece na savana africana. E, para o jovem Yakuba, é um dia especial: ele está prestes a se tornar um guerreiro. Para provar sua coragem, precisa, no entanto, enfrentar um leão. Sob o sol escaldante, o menino-homem caminha, com medo, e finalmente encontra o inimigo. Ansioso, ele corre para lutar, mas é paralisado pelo olhar do grande felino, que está ferido. Agora Yakuba deve decidir: ou mata o animal, e ganha o respeito da tribo, ou o poupa, e se torna homem a seus próprios olhos.


Porque leria: esse é mais um livro que me atraiu pela temática. Yakuba parece falar não apenas de um menino que vai a caça, mas de toda uma cultura de um povo antigo que pesa sobre um menino que precisa ser reconhecido pelo grupo para ser aceito. Gosto de conhecer novas culturas, e a África é um continente que me fascina pela sua ancestralidade. Já é um bom motivo para ler.

Editora: Galera Júnior

Os que a temática me interessam

Vozes de Tchernóbil - A História oral do desastre nuclear - Svetlana Aleksievitch

Sinopse do Skoob: "Em abril de 1986, uma explosão na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia então parte da finada União Soviética, provocou uma catástrofe sem precedentes: uma quantidade imensa de partículas radioativas foi lançada na atmosfera e a cidade de Pripyat teve que ser imediatamente evacuada. Tão grave quanto o acidente foi a postura dos governantes soviéticos, que expunham trabalhadores, cientistas e soldados à morte durante os reparos na usina. Pessoas comuns, que mantinham a fé no grande império comunista, pereciam após poucos dias de serviço. Por meio das vozes dos envolvidos na tragédia, Svetlana constrói este livro arrebatador, que tem a força das melhores reportagens jornalísticas e a potência dos maiores romances literários. Uma obra-prima do nosso tempo.

Porque leria: sou geógrafo e amo história, Tchernóbil ou Chernobyl, como costumo escrever, é um momento da história que muito me interessa e sobre o qual discuto frequentemente com meus alunos. O maior acidente nuclear da história e que completou 30 anos em abril é até hoje fonte de interesse de pesquisadores do mundo inteiro. Conheço muito desta história, mas o que me chamou atenção no livro foi a possibilidade de “ouvir” dos envolvidos a sua versão dos fatos.

Editora: Companhia das Letras


Sob a Pirâmide - O Juiz do Egito #1 - Christian Jacq
Sinopse do Skoob: Ao ser convocado para investigar as mortes misteriosas de cinco vigilantes sob o grande túmulo de Quéops a esfinge de Gizé, um jovem, inteligente e incorruptível juiz novato vê-se jogado em um viveiro de ganância e corrupção. Sua recusa em assinar um documento que não parecia fazer sentido o leva a descobrir uma trama monstruosa para assassinar o faraó Ramsés, o Grande. Com a ajuda de seu irmão de sangue e de uma bela jovem médica por quem é apaixonado, ele luta para expor a verdade, resolver uma série de assassinatos brutais e frustrar uma tentativa descarada de golpe de Estado. Mas será ele capaz de sobreviver no processo?

Porque leria: Já disse que gosto de história. Ademais sou fanático pelo Egito, Christian Jacq é famosos por seus livros com grande peso histórico e voltados para a temática. Mas o melhor da obra reside no fato de que seu ator é realmente egiptólogo o que faz com que seus livros sejam carregados pelo seu conhecimento de área. Além disso, o livro gira entorno de uma conspiração, intrigas. Para um apaixonado pela história do Egito e que gosta de literatura de mistério, de conspiração, não são necessárias muitas justificativas de porquê leria esse livro.

Editora: Bertrand Brasil



O Livro de Ouro das Revoluções - Movimentos Políticos que Mudaram o Mundo - Mark Almond

Sinopse do Skoob: Por que as revoluções simplesmente enfatizam a aparente estabilidade de estados e sociedades? Quais são as raízes dos levantes políticos e sociais? Por que algumas insurreições são bem-sucedidas e outras não? Das insurreições populares a golpes militares, de guerras civis a rebeliões políticas, as revoluções através do mundo mudaram o rumo da história. Este livro analisa mais de vinte dos eventos mais dramáticos e revolucionários e os fios comuns que os ligam.

Porque leria: temos aqui outro livro com temática histórica, mas que é na verdade uma reedição da obra. As revoluções são, sem dúvida, temas que mexeram com a história e, posso afirmar, mudaram o curso desta. Basta revistáramos a história da Revolução Francesa ou da Revolução Russa e veremos isso. A primeira se tornou o marco da Idade Contemporânea e a segunda foi decisiva para existência da Guerra Fria. A influência de ambas são sentidas até os dias de hoje, seja no pensamento filosófico como no político. Estudar e compreender as revoluções são essenciais para entendermos a sociedade, a política e o mundo em que vivemos, bem como a sede de liberdade que emana das pessoas.

Editora: HarperCollins Brasil


Aposta

The Kiss of Deception - Crônicas de Amor e Ódio # 1 - Mary E. Pearson

Sinopse do Skoob: Tudo parecia perfeito, um verdadeiro conto de fadas menos para a protagonista dessa história. Morrighan é um reino imerso em tradições, histórias e deveres, e a Primeira Filha da Casa Real, uma garota de 17 anos chamada Lia, decidiu fugir de um casamento arranjado que supostamente selaria a paz entre dois reinos através de uma aliança política. O jovem príncipe escolhido se vê então obrigado a atravessar o continente para encontrá-la a qualquer custo. Mas essa se torna também a missão de um temido assassino. Quem a encontrará primeiro?

Quando se vê refugiada em um pequeno vilarejo distante o lugar perfeito para recomeçar ela procura ser uma pessoa comum, se estabelecendo como garçonete, e escondendo sua vida de realeza. O que Lia não sabe, ao conhecer dois misteriosos rapazes recém-chegados ao vilarejo, é que um deles é o príncipe que fora abandonado e está desesperadamente à sua procura, e o outro, um assassino frio e sedutor enviado para dar um fim à sua breve vida. Lia se encontrará perante traições e segredos que vão desvendar um novo mundo ao seu redor.

O romance de Mary E. Pearson evoca culturas do nosso mundo e as transpõe para a história de forma magnífica. Através de uma escrita apaixonante e uma convincente narrativa, o primeiro volume das Crônicas de Amor e Ódio é capaz de mudar a nossa concepção entre o bem e o mal e nos fazer repensar todos os estereótipos aos quais estamos condicionados. É um livro sobre a importância da autodescoberta, do amor, e como ele pode nos enganar. Às vezes, nossas mais belas lembranças são histórias distorcidas pelo tempo.

Porque leria: confesso que não gosto muito de romances, antes prefiro os dramas, mas este me pareceu ser mais do que apenas uma história de amor, por isso é uma aposta. Ainda não conheço a DarkSide Books e ainda não li nenhum dos livros publicados por ela, sei apenas que seu foco está no terror, um gênero quase preferido meu. Talvez deva ser a hora de começar, e por que não por este? Além disso, alguns skoobers vem tecendo interessantes elogios a obra e quem escreveu a sinopse conseguiu, para mim, ser bastante convincente ao sugerir que nessa narrativa nem tudo é o que parece ser.


Editora: DarkSide Books

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...