segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A História da Escrita 1 - A humanidade ágrafa e a escrita pictográfica


A escrita é de longe a mais importante criação humana. A razão? Transmissão de conhecimento por épocas indeterminadas. É certo que muitos conhecimentos, invenções e histórias de povos ágrafos são conhecidos pela humanidade pelo trabalho incansável de arqueólogos, paleontólogos e historiadores. Mas é também fato irrefutável que aqueles povos que conseguiram desenvolver alguma grafia deixaram documentado um maior número de informações acerca de seus costumes, de suas grandes realizações, de suas ciências e religiões, de suas tradições. Teríamos um conhecimento muito superior a cerca do homem pré-histórico se este tivesse desenvolvido alguma forma organizada de comunicação escrita, ainda assim os seus desenhos em cavernas nos permitiu um grande número de descobertas. Esta aí a primeira função da escrita: registrar até as mais longínquas gerações o conhecimento. Mas aliado e intrínseco a essa função está expressar as ideias do escritor ao maior número possível de pessoas possível, como ocorre agora.

Mas podemos dizer que os homens pré-históricos não tiveram uma escrita? Bem, sim e não. Para responder essa questão, primeiro temos que saber o que significa escrita.

Segundo o dicionário eletrônico Houaiss escrita é a representação da linguagem falada por meio de signos gráficos ou o conjunto de signos num sistema de escrita. Por sua vez o minidicionário Livre da Língua Portuguesa de Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida considera como sendo escrita a representação de palavras ou ideias por meio de signos gráficos. Dessas definições compreende-se que o homem pré-histórico fez sim uma escrita por procurar modos de representar suas ideias, ou melhor, seu cotidiano, mas não o fez como conhecemos, pois ele não o fazia representando a fala, o som das palavras nem num conjunto amplo de signos, símbolos, desenhos que chegasse a representar ideias abstratas num sistema organizado.

A escrita pré-histórica recebe o nome de pictográfica. Segundo Ricardo Sérgio (2010) as formas de escrita pré-histórica
Eram totalmente independentes da fala. A manifestação mais elaborada desses processos comunicativos foi a "pictografia", ou melhor, a "escrita pictográfica". Consiste em transmitir uma ideia, um conceito ou um objeto através de um desenho (símbolo) figurativo e estilizado.

            Assim os homens das cavernas, na necessidade fundamental de se comunicar, representavam através dos desenhos nas paredes das cavernas fatos cotidianos ou “registrar para a posterioridade os fatos mais significativos de sua vida – os perigos que passavam e as suas façanhas de caça” (CONHECER DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO, 1969). Uma escrita rudimentar essencialmente figurativa, onde os desenhos não representavam sons, nem ideias abstratas, mas puramente o objeto figurado no desenho, os “caracteres eram as próprias imagens do homem e dos animais comuns na época: bisões, ursos, veados lobos, javalis, etc” (idem, ibdem). Essas representações, enfim, relatavam de forma bem simplificadas histórias do dia-a-dia que poderia ser “lidas” por outros membros do grupo, do bando.
Imagem de Caçada

Escrita pictográfica

Criação de Gado no Período Pré-histórico

Referências

A História da Escrita. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/e1_assuntos_a1.html. Acesso em: 11 fev. 2013.

DO Desenho à Escrita. In: Conhecer Dicionário Enciclopédico. Vol. I. São Paulo: Abril Cultural, 1969. p. 255.

INSTITUTO ANTONIO HOUAISS. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro, Objetiva, 2001.

SANTIAGO-ALMEIDA, Manoel Mourivaldo. Livre da Língua Portuguesa. São Paulo: Hedra, 2011. 720 pp.

SÉRGIO, Ricardo. Os Sistemas de Escritas. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/370335. Acesso em: 11 fev. 2013.

Imagens

Criação de Gado no Período Pré-histórico. Disponível em: http://meninasemarte.files.wordpress.com/2012/02/tassili-najjer-sahara-argelino.jpg Acesso em: 11 fev. 2013.

Escrita pictográfica. Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5F1lPXZDCjNnDcs48Qm8mIUYX0aqkFIQE2rFQsZcNFtvZsNbfPWriCTdpF89szLof9ClMW8X50zvYVrh5JzYvx39F2sLwaAIST_iyouZqWfCHjOgFmSBsdSsiGY-u1G6jJFSTOXyODRjr/s400/tassili_2.jpg Acesso em: 11 fev. 2013.

Imagem de Caçada. Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZ2d9XZaDpJpiY4G-nXeUhyphenhyphenrdD0351UOVqRAz0JORDoF50kZYUVGHKIfGdatT3o_4Q_vcIGaBMXIKei-t_BUNDbyL-tT21HteLhGasMY-xbK9vtUwALhLVoRtbt2BeFZrIzI26EKeVieY/s1600/pintura%252520rupestre.jpg Acesso em: 11 fev. 2013.

Autor:
Eric Silva




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Conhecer Tudo