sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

2021, o Ano da Itália no Conhecer Tudo - IV Campanha Anual de Literatura do Conhecer Tudo


Olá, caros leitores.

A Campanha Anual de Literatura do Conhecer Tudo (CALCT) é o nosso projeto mais ambicioso, contudo, no ano de 2019, não pudemos dar continuidade a nossa terceira edição que homenagearia a literatura italiana. Infelizmente a IV CALCT foi interrompida com apenas um mês de projeto. Para corrigir isso, resolvi em abril de 2020 que eu daria continuidade ao projeto com a literatura da Itália do ponto onde paramos logo que começasse 2021. O plano era ao longo do ano ir organizando toda a campanha, para quem no ano seguinte tudo ficasse pronto só para a publicação. Pois bem, estamos aqui e que tudo dê certo!!!!
____________________________________________________________________

Para quem não conhece o projeto principal do nosso blog, todo os anos, desde 2016, fazemos um itinerário de livros de um determinado país que é escolhido por votação pelos usuários do Google Plus. Para a enquete é pré-selecionados cinco países representando cada um dos cinco continentes do globo. Depois de escolhido o país a ser homenageado, fazemos um itinerário de livros de diferentes autores oriundos da nação homenageada e através de resenhas discutimos sobre os livros escolhidos, apresentamos seus autores e, em postagens especiais, discutimos os temas relacionados ao país e que surgem nos livros do itinerário: aspectos culturais, turísticos, históricos, sociais, etc.

Na pré-seleção para a IV CALCT, cinco países estiveram na disputa: Nova Zelândia (Oceania), Chile (América), Itália (Europa), Coreia do Sul (Ásia) e África do Sul (África). Foram 3 meses de votação que contou com a participação de 281 pessoas. E com 36% dos votos a Itália foi escolhida para ser o país homenageado.

Durante doze meses, nos aventuraremos pela literatura italiana. Olharemos mais de perto para um país cheio de cultura milenar que respira história e que influenciou toda a cultura ocidental. Um país de beleza cultural e natural surpreendente.

Visitá-lo-emos pelo olhar de seus escritores e das obras por eles concebidas, conhecendo algumas das milhares de facetas do povo italiano através da literatura. E, em paralelo, falaremos também de filmes do cinema nacional.

É claro que assim como nos anos anteriores, nosso foco não será exclusivo para esta campanha, ainda mais que outros projetos exigem nossa atenção, mas será prioritário e a marca principal do Conhecer este ano.

Quem quiser dar sugestões de livros para o itinerário, fique à vontade para postar nos comentários.

Então é oficial, 2021, em substituição ao ano de 2019, será o #AnoDaItália no Conhecer Tudo e durante este ano estaremos em páginas italianas.

Atte.,
Conhecer Tudo,
01 de Janeiro de 2021, Ano da Itália.

Os livros do nosso itinerário resenhados até agora:
#1 - O Decamerão – Giovanni Boccaccio (publicação - 10 de janeiro)
#2 - Um Amor Incômodo - Elena Ferrante (publicação - 7 de fevereiro)
#3 - Eu e Você - Niccolò Ammaniti (publicação - 7 de março) 
#4 - Se um Viajante numa Noite de Inverno – Italo Calvino (publicação - 4 de abril) 

Sobre os autores:
#1 - 

Filmes do nosso itinerário:
#1 - 

Postagens Especiais do nosso itinerário:
#2 - 


Abaixo você pode localizar, no mapa do Japão, os locais onde se desenrolam as tramas dos livros lidos à medida que eles são resenhados, ou as cidades de origem dos escritores no caso de tramas que se desenrolam em outros lugares reais ou fictícios. Clicando nos ícones do mapa você pode saber mais sobre o livro resenhado e conferir imagens da capa e do local da história ou de nascimento do autor.


4 comentários:

  1. Olá!

    Deixo uma sugestão de livro para ser lido nesse ano dedicado à Itália.

    A solidão dos números primos - Paolo Giordano.

    Eu li o ano passado e achei muito interessante o aspecto psicológico dos personagens principais.

    Grande abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que estamos em sintonia, Drica. A Solidão dos Números Primos já está na minha lista com leitura prevista para julho. Muito obrigado pelo comentário.

      Abraço.

      Excluir
    2. Muito feliz em saber, porque gostaria muito de saber a opinião de outra pessoa sobre a obra. Posso até fazer uma releitura para atualizar minhas impressões, mas achei o livro magnífico naquilo que eu acredito que ele quis destacar.
      Grande abraço,
      Drica.

      Excluir
    3. Estou curioso com a leitura dele. Vi um pedaço do filme (flaches) e parece muito interessante e intimista.

      Abraço.

      Excluir

Postagens populares

Conhecer Tudo