terça-feira, 22 de setembro de 2020

[Especial Zafón] “La Ciudad de Vapor”: livro póstumo de Carlos Ruiz Zafón é anunciado para novembro

Por Eric Silva

21 de setembro de 2020

Está sem tempo para ler? Ouça a nossa resenha, basta clicar no play.

Editora Planeta anuncia para novembro a publicação de uma coletânea de contos publicados e inéditos do escritor barcelonês.

La Ciudad de Vapor será publicado pela editora espanhola Planeta em novembro. 224 páginas. Imagem: Divulgação.

Após dois anos de luta, no dia 19 de junho deste ano, o escritor Carlos Ruiz Zafón perdeu a batalha contra um câncer e veio a falecer na cidade de Los Angeles, EUA, deixando aos seus leitores uma obra composta por oito romances publicados e uma série de contos e que o colocara na qualidade do escritor espanhol mais vendido no mundo.

A morte prematura do escritor fez supor que O Labirinto dos Espíritos, publicado na Espanha, em 2016, seria a última obra publicado do autor. Contudo, para a surpresa dos fãs, na última segunda feira (21), a editora espanhola Planeta anunciou a publicação de um livro póstumo de Zafón, com data prevista para o dia 17 de novembro ainda deste ano.

La Ciudad de Vapor, título escolhido para obra, é uma coletânea que reúne os contos publicados por Zafón em vida, além de outros textos do autor ainda inéditos. Trata-se de um copilado de onze narrativas breves, sete delas publicadas em jornais, revistas e edições especiais de suas próprias novelas e que, por isso, se encontram atualmente fora de circulação. Já as outras quatro narrativas, ainda inéditas, reúnem tanto personagens como situações presentes nos quatro romances da série O Cemitério dos Livros Esquecidos do qual fazem parte livros como A Sombra do Vento e O Prisioneiro do Céu.

Entre os contos já publicados e que farão parte da publicação anunciada se encontram Gaudí em Manhattan (2002) e Leyenda de Navidad (2003), ambos publicados no periódico La Vanguardia; La Mujer de Vapor e Alicia al Alba, ambos publicados no livro Barcelona Gothic, obra organizada por Libros de Vanguardia y Renfe em 2008.

Além destes, fazem parte também da coleção os contos Hombres de Gris (2008) e El Príncipe de Parnaso (2012) que foram publicados pela editora Planeta em edições promocionais. Por fim, há ainda o pequeno conto Rosa de Fuego, que apareceu na Magazine do periódico La Vanguardia em 2012. Estes dois últimos contos serão, em breve, resenhados aqui no blog dentro do projeto do Especial Zafón.

Apesar de só ter sido divulgado alguns meses após o falecimento do autor, o projeto do livro não é recente e foi discutido por Zafón e seu editor e amigo Emili Rosales, mas foi adiado com a piora do quadro clínico do escritor.

La Ciudad de Vapor, foi idealizado originalmente para ser uma homenagem aos leitores de A Sombra do Vento, mas será publicado como homenagem póstuma ao autor barcelonês.

O livro chegará às livrarias espanholas no dia 17 de novembro com uma edição também em catalão, segundo idioma da comunidade autônoma espanhola da Catalunha, onde se localiza a Barcelona eternizada pelos escritos de Zafón.

Não há previsão para uma edição brasileira.

Referências das informações coletadas

ALONSO, Begoña. Tu libro de otoño va a ser seguro 'La ciudad de vapor', la obra póstuma de Carlos Ruiz Zafón. Elle, [s.l.], 21 set. 2020. Disponível em: https://www.elle.com/es/living/ocio-cultura/a34092820/la-ciudad-de-vapor-cuentos-carlos-ruiz-zafon/. Acesso em: 21 set. 2020.

MORÁN, David. Los relatos inéditos de Carlos Ruiz Zafón verán la luz en «La ciudad de vapor». ABC, Barcelona, 21 set. 2020. Disponível em: https://www.abc.es/cultura/libros/abci-relatos-ineditos-carlos-ruiz-zafon-veran-ciudad-vapor-202009211109_noticia.html. Acesso em: 21 set. 2020.

VILA-SANJUÁN, Sergio. El libro “La ciudad de vapor” rescatará los relatos inéditos de Carlos Ruiz Zafón. La Vanguardia, [s.l.], 21 set. 2020. Disponível em: https://www.lavanguardia.com/cultura/culturas/20200921/483582072849/ciudad-de-vapor-ruiz-zafon.html. Acesso em: 21 set. 2020.

 

Postagens Relacionadas

Especial Zafón

Quem é Carlos Ruiz Zafón?

Resenhas

A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón – Resenha de Releitura

O Jogo do Anjo – Carlos Ruiz Zafón – Resenha

O Prisioneiro do Céu – Carlos Ruiz Zafón – Resenha

O Labirinto dos Espíritos – Carlos Ruiz Zafón – Resenha (em breve)

 


2 comentários:

  1. Olá,
    Desde já aguardo ansiosamente está belíssima obra póstuma deste excelente autor.
    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postagens populares

Conhecer Tudo