segunda-feira, 5 de novembro de 2018

7ª Arte: Kimi no na wa (Your Name) – Resenha


Por Eric Silva


Nota: todos os termos com números entre colchetes [1] possuem uma nota de rodapé sempre no final da postagem, logo após as mídias, prévias, banners ou postagens relacionadas.
Diga-nos o que achou da resenha nos comentários.

Está sem tempo para ler? Ouça a nossa resenha, basta clicar no play.



Quem foi que disse que um tema desgastado não produz um bom filme? Com uma qualidade gráfica surpreendente e um roteiro inteligente, Your name (no original, Kimi no na wa) mostra que mesmo um tema batido como a troca de corpos entre duas pessoas pode gerar um filme belo, poético e delicado e com alguma profundidade.

Confira o segundo 7ª Arte da III Campanha Anual de Literatura que comemora o ano do Japão no Conhecer Tudo.

Sinopse

“Mitsuha Miyamizu é uma colegial do interior do Japão que entediada com a monotonia e pequenez de sua cidade deseja um dia poder viver numa cidade grande como a capital japonesa, Tóquio. Enquanto isso, Taki Tachibana, é um garoto citadino que trabalha em meio período num restaurante italiano em Tóquio, desenhista talentoso que sonha um dia se tornar arquiteto. Os dois vivem realidades diferentes em lugares distintos e não se conhecem, mas estão misteriosamente conectados por um fenômeno sobrenatural que decidirá a vida de ambos.


Resenha
Um enredo delicado

Your Name ("Seu Nome"), ou no original, Kimi no Na wa (君の名は。) é um drama romântico jovem com uma boa dosagem de humor, realizado e escrito pelo japonês Makoto Shinkai (O Jardim das Palavras) e lançado em 2016. Baseado em um romance homônimo escrito por Makoto, o roteiro da película é muito dinâmico e conta a história de dois adolescentes, Mitsuha e Taki, que misteriosamente mudam de corpo após adormecerem, vivendo um a vida do outro ao longo de todo o dia.

Mitsuha Miyamizu (宮水 三葉) é uma garota de 17 anos que mora na pequena cidade de Itomori localizada no interior montanhoso do Japão. Filha do prefeito da pequena prefeitura, ela vive uma vida pacata ao lado da irmã menor, Yotsuha (四葉), e da avó, Hitoha (一葉). As três cuidam juntas do antigo templo xintoísta da família e que havia sido rejeitado e abandonado pelo pai, Toshiki Miyamizu (宮水 俊樹), após a morte da mãe das meninas. Por conta disso, Mitsuha e sua avó possuem uma difícil relação com Toshiki. Só em seus poucos momentos livre a garota fica ao lado de seus dois melhores amigos, Sayaka Natori (名取 早耶香)

Por sua vez, Taki Tachibana (立花 ) vive muito distante da cidade de Mitsuha, na capital japonesa, Tóquio. Taki é ainda um colegial e um garoto comum, que faz trabalhos de meio período como garçom para ter seu próprio dinheiro e é apaixonado por sua colega de trabalho e senpai[1], Miki Okudera (奥寺 ミキ). Ele vive sozinho com o pai em um pequeno apartamento de um conjunto habitacional e divide parte do seu tempo livre com os amigos de escola, Shinta Takagi (高木 真太) e Tsukasa Fujii (藤井 ).

A chegada de um cometa que se aproxima da Terra é o gatilho para desencadear o misterioso fenômeno sobrenatural que os obrigam a trocarem de corpo todas as vezes que adormecem. Daquele dia em diante, e sem controle algum do fenômeno, os dois passam a viver e enfrentar os desafios um do outro, enquanto trocam mensagens para manter o mínimo de controle sobre suas próprias vidas e evitar problemas posteriores por conta das ações um do outro durante as trocas. Eles, pouco a pouco, vão aprendendo a conviverem com suas diferenças e com o mundo novo que cada um experimenta a partir daquela experiência única.

Your Name parece à primeira vista ter uma trama simples, pouco estimulante e original, contudo a história conhece reviravoltas profundas no decorrer do desenvolvimento e, no fim, se torna uma corrida contra o tempo para evitar um enorme desastre que influiria na vida de todos, mas principalmente dos dois colegiais, tendo repercussão mesmo depois de adultos.

O filme de Shinkai possui uma trama instigante e inventiva que se transforma ao longo do desenvolvimento da narrativa, surpreendendo o espectador ao apresentar uma história mais complexa por trás da trama de troca de corpos. Isso, aliado a um trabalho que reuniu talentos extraordinários para o desenho de personagens e de cenários realistas, me fez fica interessado pelo filme até o último segundo quando o nome da película é novamente apresentado e sobe a lista do casting.

Os diálogos são limpos e não confundem o expectador que vai compreendendo junto com os personagens a origem do fenômeno que acometeu a vida de Taki e Mitsuha.


Com um enredo que trata de temas leves, Your Name faz uma reflexão sobre a vida e sobre a ligação das pessoas com o tempo. A relatividade do tempo é algo subjacente na trama que tem uma profunda pegada mística dando significados profundos, por exemplo, aos trançados confeccionados pelas três mulheres da família Miyamizu. Nessa pegada, o filme fala da flexibilidade do tempo, de como ele é nossos inimigo e aliado, mas principalmente da ligação imaterial e profunda entre as pessoas que estão predestinadas a algo maior que elas.

Mesmo trabalhando com temas com uma certa curva religiosa-mitológica o filme mantêm-se crível e não perde verossimilhança mesmo quando a trama se torna mais complexa. Outros temas ligados a juventude são tratados muito à tangente e há algumas brincadeiras relacionadas ao sexo demonstrando a curiosidade e o constrangimento de conhecer o corpo do sexo oposto.

Crítica

Your Name tem um tema batido (troca de corpos), mas seu roteiro é inteligente e poético. O humor se equilibra em boas dosagens com o romance e o dramático, alternando-se entre si enquanto estes dois últimos são construídos e desenvolvidos dentro da história. Esse é daqueles filmes que mudam de ritmo no meio da narrativa, mas sem perder o equilíbrio ou tornar a enredo ilógico ou forçado.

O filme é fluido e estável e atrama se desenvolve de forma equilibrada sem ser apressada demais nem demasiadamente lenta. Apesar de a trama ter tudo para se tornar confusa conseguimos entendê-la com muita facilidade, porque em momento nenhum a história perde verossimilhança.

Os personagens são bastante criveis e reais, o que é surpreendente se tratando de uma animação de romance com toques sobrenaturais. Normalmente os romances são bastante estereotipados, mas no caso de Your Name os personagens parecem bastante naturais, sobretudo Taki, que além de rebelde a sua medida, criativo e trabalhador é um tanto pervertido (sim ele não resiste em tocar seios!!), mostrando-se um adolescente comum. A vida de Mitsuha não é propriamente comum (“sacerdotisa” e filha de prefeito), mas em todo o resto é uma moça com sonhos e todos os desejos, neuras e gostos de uma adolescente qualquer.

Os principais personagens da trama são cativantes e o expectador se identifica com os protagonistas de imediato, sobretudo à medida que eles vão ficando desesperados tentando concertar suas vidas e ao mesmo tempo apoiar um ao outro em seus problemas mais emergenciais. É um filme que diverte e emociona os mais românticos que veem no lirismo de uma animação caprichada com um roteiro curioso que fala de família, juventude e tradições numa mistura interessante e até certa medida tocante.

A dublagem brasileira soa um pouco estranha e por isso preferi assistir ao filme em versão legendada. Em parte, minha preferência é porque estou muito acostumado a assistir animação japonesa em sua língua materna (legendado, obviamente), o que me faz apreciar mais a dublagem dos personagens animados em japonês. Todavia, achei estranha a dublagem brasileira que me pareceu um pouco mecânica e pouco natural. Algo completamente normal, quando imaginamos as diferenças entre ambas as línguas, suas estruturas fonéticas e silábicas.


Mas, sem dúvidas, a cenografia é o principal destaque deste que está entre uma das mais bem desenhadas animações japonesas que assisti. Tudo em Your Name foi desenhado para ser absurdamente belo e poético e para enfatizar a beleza das paisagens urbanas e campestres do Japão. Não obstante, esse belo e poético é idealizado de uma forma equilibrada para que as cenas fossem compostas de forma complementar aos cenários sem que esses roubassem completamente a atenção do expectador.

Os cenários e paisagens com seus traçados perfeitos se destacam em uma animação fluída com movimentos delicados e bem-feitos. Impressiona a riqueza de detalhes e a paleta de cores variada que explora com quase perfeição cores claras que tentam imitar a luminosidade dos ambientes. Se fosse um filme live-action, Your Name se destacaria por explorar lindamente as luzes de suas locações de filmagem.

No cenário só o que destoa um pouco é o desenho dos personagens, um pouco mais simplificado quando comparado aos planos de fundo riquíssimos e detalhistas.

Os planos e enquadramentos da câmera também são elementos significativos na animação. A câmera ora sai dos personagens para coisas diminutas como os detalhes de um trançado artesanal ou uma porta de correr sendo aberta até panorâmicas espetaculares que cobrem detalhados cenários urbanos e campestres. O resultado é de uma beleza e delicadeza que encanta o espectador.


Outro ponto a se destacar em relação a cenografia é a sua profunda ligação com uma narrativa que fala de dois diferentes estilos de vida. De um lado temos Tóquio, uma grande metrópole sedutora, moderna, barulhenta e diversa, mas que contrasta com a pequenez da bastante pacata e enfadonha Itomori, uma povoação ainda muito tradicional e às margens de um tranquilo lago. O contraste de cenários (cidade-campo) que se alternam torna ainda mais lindo um filme que não explora unicamente uma boa narrativa, mas a preciosidade do talento da equipe de desenho.

Por sua vez, a trilha sonora é muito variada. Indo de ritmos mais tranquilos com um pouco de jazz e música clássica instrumental, aos mais banais, delicados ou agitados, a trilha sonora confere ritmo a narrativa ou se liga a intensidade dos acontecimentos, mas na maior parte do tempo os sons são formados pela cacofonia típica de grandes metrópoles e pelas soadas comuns às pequenas cidades. Grilos, cigarras, pássaros e o trânsito são elementos sonoros comuns, mas as composições da banda Radwimps com seu estilo J-rock (Japanese rock, 日本のロック, nihon no rokku) são o principal destaque dentro de uma trilha sonora muito bem equilibrada e consonante com toda a trama romântica e jovem da narrativa.

Conclusão

Enfim, Your Name é um filme belo, tanto pelos cenários estonteantes muito bem desenhados, como pelo enquadramento da câmera ou pelo roteiro que surpreende ao longo do seu desenvolvimento se revelando muito poético e com certa profundidade.


O desfecho não decepciona e não é menos interessante do que o restante da trama. Além de emocionante e tocante, o final do filme reúne em si toda a delicadeza da obra de Makoto Shinkai, mostrando que mesmo com um tema batido é possível fazer um filme belo, sensível e cheio de significados.

Sucesso de bilheteria no Japão, Yor Name entrou em cartaz no Brasil em outubro de 2016 e logo foi anunciado a publicação do mangá pela Editora JBC.

No exterior, foi indicado para diversos prêmios, mas venceu apenas em solo japonês. Em 2016, foi vencedor do Japan Record Special Award de Melhor Música e, no ano seguinte, foi premiado com o Japan Academy Prize em três categorias diferentes: desempenho excecional da música, melhor argumento e popularidade[2].

Recomendo o filme para os românticos, os fanáticos por shojo e principalmente para quem gosta de uma animação muito bem-feita e com uma qualidade gráfica superior.
A película é uma produção dos estúdios CoMix Wave Films e entrou em cartaz no ano de 2016. Tem duração de 106 minutos. Abaixo você pode conferir o trailer do filme:

Trailer


Postagens Relacionadas


Nosso Itinerário: livros resenhados

Listas e Postagens Especiais

Cinema







[1] Palavra japonesa usada para se referir a uma pessoa mais velha ou mais experiente e pelo qual se tem respeito.
[2] https://pt.wikipedia.org/wiki/Kimi_no_Na_wa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Conhecer Tudo