terça-feira, 13 de junho de 2017

Sob a luz dos seus olhos – Chris Melo – Resenha

Por Eric Silva
Diga-nos o que achou da resenha nos comentários.

Lançado em 2016, o sétimo livro da nossa campanha pela literatura do Brasil é Sob a Luz de Seus Olhos, da escritora Chris Melo. Transbordando romantismo e com sua própria trilha sonora o livro de Chris narra o amor e as desventuras de um casal de contos de fadas, cheios de sonhos e com futuros promissores, mas que terão que lutar contra as adversidades para se manterem juntos.

Confira a resenha do sétimo livro da campanha anual de literatura e que nesse ano homenageia a literatura do Brasil. #AnoDoBrasil

Sinopse

Elisa é uma brasileira cheia de sonhos e que vê no intercambio em Londres a grande chance de se tornar uma editora profissional, mas o seu destino na Inglaterra lhe reservava muito mais do que ela poderia supor. Lá, na cidade York, ela conheceria Paul, outro jovem cheios de planos e que encheria a vida de Elisa de um encantamento que ela não havia sonhado, mas que a fazia feliz. Mas os contos de fadas também encontram seus desafios e percalços, o que não seria diferente no caso dos dois.

Resenha

Não sou fã de histórias românticas por uma série de motivos que prefiro listar em uma postagem exclusiva para isso. Contudo, procuro ser uma pessoa aberta e, como bom amante da literatura, procuro sempre ler de tudo. Assim, consigo com que minha antipatia não seja mero preconceito, mas fundada na minha experiência literária com o gênero. Por isso, muito de vez em quando, vocês verão por aqui alguma resenha de um livro de história romântica. Hoje falarei de um deles e que entrou como o sétimo livro da nossa campanha do #AnoDoBrasil.

Obra da escritora brasileira Chris Melo, Sob a Luz de Seus Olhos conta a história de Elisa, uma jovem brasileira que sonhava tornar-se uma editora de sucesso e que durante um intercâmbio no Reino Unido acaba conhecendo Paul, um rapaz inglês cheio de vida e um promissor ator de teatro.

Visão da catedral de York, cidade inglesa onde acontece 
o primeiro encontro de Elisa e Paul. 
Foto: Wikimedia Commons.
O encontro dos dois jovens se dá de forma muito casual em um pub da histórica cidade de York, mas produz em ambos uma sensação de identificação muito forte. Contudo, Elisa só entenderia aquele sentimento tão forte por um estranho algum tempo depois, quando, contra qualquer lógica da razão, o destino os reúnem. Nesse segundo encontro a cumplicidade e a paixão é inevitável e apesar da grande diferença cultural e de personalidade os dois começam a viver um relacionamento de contos de fadas.

Como em qualquer história do gênero, o relacionamento do casal começa como um verdadeiro “mar de rosas”, algo surreal e de difícil explicação, mas que ao longo do tempo vai encontrando seus obstáculos e desafios. Alguns muito difíceis de transpor e que põem a prova o amor dos dois. Assim, ao longo de vários capítulos a autora vai tecendo os altos e baixos da história deste casal tão diferente nos fazendo testemunhas de sua história de amor e como este foi se transformando ao longo da vida dos dois.

Em meu resumo falei bem pouco da narrativa, porque sinto que qualquer detalhe será um grande spoiler. Sob a Luz de Seus Olhos é um livro muito bem escrito, com uma qualidade narrativa que torna a leitura fluida e natural. A forma como a autora trabalha a palavra torna a escrita envolvente e mergulhada nos pensamentos e sensações dos personagens. Além disso, a autora opta por escrever em tempo presente, o que nos dá a sensação de que a narrativa acontecesse simultaneamente à leitura.

Narrado quase que inteiramente pela perspectiva de Elisa, Sob a Luz de Seus Olhos conta a história de uma personagem decidida e forte, que mesmo sendo um pouco estabanada sabe muito bem o que quer e o que não quer, ainda que os seus sentimentos as vezes lhe traiam. Elisa é o meio termo entre uma mulher jovem e madura, por vezes louca, espontânea e impulsiva. Paul, por sua vez, é bem mais contido, mas se encontra igualmente em um meio termo entre ser maduro e ser jovem. Com certeza a marca de ambos os personagens é a entrega total ao que sentem recorrendo inclusive ao sacrifício de si pelo outro.

Uma curiosidade de Sob a Luz de Seus Olhos são os títulos de seus capítulos. Em sua maioria os títulos escolhidos pela autora são músicas de bandas e cantores ingleses muito conhecidos, mas que de alguma forma se correlacionavam com o conteúdo do capítulo. O resultado final é a composição de uma verdadeira trilha sonora da história de Elisa e Paul. De todas as que mais gosto são as de Ed Sheeran que abre três dos capítulos: All of the Stars, One e Give Me Love.

Contudo, não seria honesto se eu dissesse que o livro não está povoado pelos famosos clichês das histórias de amor. Sim, ele está, e em muitas passagens eu conseguia antecipar o que aconteceria no capítulo a seguir. Eram pequenos sinais, pequenos ápices, mas tão comuns e corriqueiros no gênero que não havia como errar.

Os papéis que cada personagem desempenharia na trama também não foi difícil deduzir. A única exceção está no misterioso acidente que acontece na fase final da história (não vou contar mais que isso). Ali, para mim, foi impossível prever que algo do tipo aconteceria. Ainda assim, depois que as coisas ficam um pouco mais claras, facilmente se deduz quem estaria envolvido na trama.

A autora
Percebi um esforço da autora para tornar a história de amor do casal algo mais verossímil e real, mas, ainda assim, toda a narrativa estava envolta por aquela atmosfera “sublime” dos amores perfeitos, incondicionais, inexplicáveis e eternos. Não é que eu seja contra as histórias de amor, juro que torço para o casal na maioria das histórias que leio, mas quando o foco é o casal e o amor deles a história me causa enfado. Um dos poucos filmes de amor, por exemplo, que não me fez ter vontade de desligar a televisão foi Diário de uma Paixão, porque me comovi profundamente com o problema de saúde enfrentado pela protagonista.

No gênero das histórias de amor as passagens que descrevem a intensidade do sentimento dos personagens, suas juras e divagações são as que mais me cansam, e digo que por isso pulei um parágrafo ou outro na leitura de Sob a Luz de Seus Olhos. Contudo, principalmente a reta final, quando ocorre o acidente e o mistério envolta dele avivou-se em mim um novo interesse pela história e me fez vê-la com outros olhos. Não obstante reconheço o talento inegável da autora para a literatura, sobretudo no que consiste a sua escrita o que certamente me faria ler outro de seus livros caso a mesma se aventura-se em outros gêneros e temas.

Bem, para os fãs de histórias românticas digo que Sob a Luz de Seus Olhos é uma boa pedida, porque nele vocês encontrarão a mocinha atrapalhada, mas forte e determinada e o príncipe encantado que muda completamente a vida dela. Por fim, é um livro bem escrito e com algumas reviravoltas bem interessantes, mas deixo para quem gosta do gênero.

A edição lida é da Editora Rocco com selo da Fábrica 231, do ano de 2016 e possui 320 páginas. Abaixo você pode conferir uma prévia do livro disponível no Google Books.

Quer saber mais sobre a autora? Confira nossa postagem sobre os autores que estamos lendo na campanha (CliqueAqui).

Prévia do Google Books



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...