terça-feira, 23 de janeiro de 2018

2018 #AnoDoJapão: Os autores que estamos lendo


Natsuo Kirino

Natsuo Kirino é o pseudônimo da escritora japonesa Mariko Hashioka.

Kirino nasceu em 7 de outubro de 1951 em Kanazawa (金沢市), cidade localizada na província de Ishikawa, mas desde os 14 anos vive em Tóquio, a capital japonesa.

Formou-se em direito na Universidade de Seikei (成蹊大学) e trabalhou em diferentes áreas antes de se tornar escritora profissional em 1981. Seus primeiros trabalhos foram com contos e como escritora de mangá. Só posteriormente se dedicou ao romance policial, gênero em que se destacou no Japão.

Escreveu 13 romances e três livros de contos entre os quais o mais conhecido é Out (no Brasil traduzido como Do outro lado), publicado em 1997. Com esse livro venceu o Grande Prêmio Japonês de Melhor Romance Policial e ficou entre as finalistas do Edgar Allan Poe de 2004, na categoria Melhor Romance, tornando-se a primeira escritora japonesa indicada a este prêmio literário.

No Brasil, três de suas obras foram traduzidas pela editora Rocco: O Conto da Deusa (The Goddess Chronicle), Grotescas (Grotesque) e Do outro lado (Out).

Site oficial: http://www.kirino-natsuo.com/index.html

Livros dela no blog: O Conto da Deusa.


Yasunari Kawabata

Nascido em 11 de junho de 1899, na cidade de Osaka (大阪市), Japão, Yasunari Kawabata (川端康成) foi o primeiro escritor japonês a ganhar, em 1968, o Prêmio Nobel de Literatura.

Órfão aos 3 anos de Idade, Kawabata foi criado pelo avô materno. Em 1924, diplomou-se em Literatura pela Universidade Imperial de Tóquio e foi fundador do jornal de letras Bungei Jidai. Sua primeira obra de destaque foi A Dançarina de Izu (伊豆の踊り子), publicado em 1926.

Em sua escrita recorreu a técnicas surrealistas que tentou combinar coma estética tradicional japonesa. Com a publicação de Yukiguni (雪国, O País das Neves), em 1934, ascendeu à posição de importante escritor da literatura japonesa. Entre suas obras mais importantes, Senbazuru (千羽鶴, Mil Tsurus), Yukiguni e Koto (古都, Kyoto) foram citadas na ocasião de sua premiação com o Nobel de Literatura.

Em seu discurso de recebimento do prêmio, condenou a prática do suicídio, recordando amigos escritores que haviam tirado suas próprias vidas, contudo, em 1972, o próprio Kawabata, em decorrência de um surto depressivo, comete suicídio pela inalação de gás.

Livros dele no blog: Beleza e Tristeza.

Koushun Takami


Koushun Takami (高見 広春 Takami Kōshun) é escritor e jornalista japonês. Nasceu em 10 de janeiro de 1969, na cidade de Amagasaki. Formou-se em literatura pela Universidade de Osaka, mas trabalhou como repórter de política e economia, sobretudo para empresa jornalística Shikoku Shimbun.

Em meados da década de 1990, deixou o jornalismo para se dedicar à literatura, entretanto sua única obra lançada foi Battle Royale. Apesar de seu grande sucesso, o livro foi anteriormente desclassificado na fase final do prêmio Japan Grand Prix Horror Novel pelo conteúdo bastante polêmico de seu enredo. Posteriormente sua obra foi transformada em mangá e filme, e inspirou a produção de jogos online de sucesso.

Livros dele no blog: Battle Royale.


Hiro Arikawa


Hiro Arikawa (有川 ) nasceu em 1972 em Kochi, no Japão. Seus romances são best-sellers no país e muitos deles já foram adaptados tanto para a TV japonesa e quanto para o cinema.

Freqüentemente escreve sobre as Forças de Autodefesa do Japão (JSDF) e seus três primeiros romances sobre seus três ramos são conhecidos como Jieitai Sanbusaku (A Trilogia SDF). Em 2003, ganhou o décimo prêmio Dengeki Novel de novos escritores pelo seu romance Shio no Machi: Wish on My Precious, primeiro volume da série.

No Brasil, seu único livro publicado é Relatos de Um Gato Viajante, publicado originalmente no Japão em 2011.


Livros dela no blog: Relatos de Um Gato Viajante.

Yoko Ogawa 


Yoko Ogawa (小川 洋子) nasceu no Japão, em Okayama, em 1962. Se formou na Universidade de Waseda, e, hoje, vive em Ashiya, Hyogo, com seu marido e filho.

Como escritora, publica desde 1988 e atualmente é reconhecida como uma das escritoras de maior prestígio em seu país. Possui mais de vinte romances, traduzidos para diversos idiomas e algumas de suas obras foram adaptados para o cinema, a exemplo do filme francês L'annulaire (2005), baseado no livro Kusuriyubi no hyōhon (薬指の標本) e dirigido por Diane Bertrand.

Apenas três de seus livros já forma publicado no Brasil: o suspense O Museu do Silêncio (2016), o drama a Fórmula Preferida do Professor (2017) e o livro Hotel Íris (2011), uma de suas obras mais extensas e de conteúdo sexual mais explícito. 

Livros dela no blog: A Fórmula Preferida do Professor.


Nagai Kafu

Nagai Kafu (永井 荷風) é o pseudônimo de Nagai Sokichi. Kafu nasceu em Tóquio no ano de 1879 e é autor de romances, contos e peças de teatro.

Desde a adolescência interessou-se por literatura e cultura tradicional japonesa e chinesa.

Aos 19 anos escreveu seus primeiros contos, publicados a partir de 1900. Rebelde quando jovem, Kafu não conseguiu terminar seus estudos universitários. Na primeira década do século XX viveu no exterior, primeiramente em Nova York, onde trabalhou em um banco japonês. Em 1906, muda-se para Lyon, na França, onde teve um contato mais intenso com a cena literária, especialmente com a escola do simbolismo. Esse período inspirou o livro Amerika Monogatari [Histórias americanas], de 1908.

Ao retornar ao Japão, em 1908, já era um homem de letras maduro e cosmopolita e torna-se estudante e tradutor de literatura francesa. Por alguns anos após seu retorno, Kafū foi professor na Universidade de Keiō, em Tóquio, e líder do mundo literário.

Manteve intensa produção até sua morte, em 1959.

Livros dele no blog: Histórias da Outra Margem.

Akira Yoshimura 

Escritor japonês premiado, Akira Yoshimura ( ) nasceu em Tóquio, no dia 1 de maio de 1927.

Foi presidente do sindicato dos escritores japoneses e um membro do PEN, clube internacional de escritores fundado em 5 de outubro de 1921 pela escritora inglesa Catherine Amy Dawson Scott.

Publicou mais de 20 romances, dos quais On Parole e Naufrágios são internacionalmente conhecidos e foram traduzidos para várias línguas. Seu livro A Enguia (Unagi) foi adaptado com sucesso para o cinema.

Naufrágios é seu primeiro romance lançado no Brasil.

Faleceu em 31 de julho de 2006.

Livros dele no blog: Naufrágios.


Natsume Soseki 


Natsume Soseki (夏目 漱石 ), era o pseudônimo de Natsume Kinnosuke (夏目金之助). Nascido em 9 de fevereiro de 1867, em Edo, atualmente conhecida como Tóquio foi um importante romancista japonês do período Meiji e o primeiro a retratar o moderno japonês alienado intelectualmente. Além de escritor foi filósofo.

Sua infância foi solitária. Os pais o deixaram com outra família quando era bebê, sendo devolvido apenas em aos nove. Perdeu cedo a mãe, quando ainda tinha 14 anos e foi rejeitado pelo pai.

Se formou em inglês pela Universidade de Tóquio (1893) e lecionou nas províncias até 1900, quando foi para a Inglaterra em uma bolsa do governo. Sua reputação como romancista foi feita com seus dois primeiros romances Eu Sou um Gato (1905) e Botchan (1906).

Depois de 1907, quando desistiu de ensinar a dedicar-se à escrita, produziu seus trabalhos mais característicos, que eram sombrios, sem exceção.

A pesar de sua pouca tradição literária nativa e da sua modernidade, seus romances têm um lirismo delicado que é exclusivamente japonês. Foi através de Natsume que o romance moderno e realista, que tinha sido essencialmente um gênero literário estrangeiro, criou raízes no Japão.

Faleceu em 9 de dezembro de 1916, na cidade de Tóquio.


Livros dele no blog: Botchan.

Banana Yoshimoto

Nascida em 24 de julho de 1964, em Tóquio, Banana Yoshimoto (よしもと ばなな) é o pseudônimo de Mahoko Yoshimoto.

Filha do filósofo, poeta e crítico literário Takaaki Yoshimoto, Banana é uma escritora contemporânea japonesa. Formou-se pela faculdade de Artes da Universidade Nihon, especializando-se em Literatura. Durante essa época, tomou para si o pseudônimo "Banana", por causa de seu amor por flores de bananeira.

Seu romance de estreia, Kitchen, foi um sucesso instantâneo no Japão e foi adaptado duas vezes para o cinema. Em novembro de 1987, recebeu o sexto Prêmio Kaien de Novos Escritores e o Prêmio Umitsubame de Primeiro Romance, bem como o décimo sexto Prêmio Literário Izumi Kyoka, em janeiro de 1988.

Alguns críticos dizem que muito de seu trabalho é superficial e comercial, mas seus fãs pensam que Banana Yoshimoto consegue capturar perfeitamente o que significa ser jovem e frustrado no Japão moderno. Os dois principais temas de sua obra, segundo a própria autora, são "a exaustão da juventude no Japão contemporâneo" e "a maneira como experiências terríveis modificam a vida de uma pessoa".


Livros dela no blog: Tsugumi.

Junichiro Tanizaki

Junichiro Tanizaki (谷崎 潤一郎) nasceu em 24 de julho de 1886, em Tóquio. É um dos maiores autores da literatura japonesa moderna e o mais popular romancista japonês depois de Natsume Soseki.

Estudou literatura japonesa na Universidade Imperial de Tóquio e com influências de Poe, Baudelaire e Oscar Wilde, começou a escrever desde cedo.  Publicou seu primeiro trabalho em 1909, numa revista literária que ajudou a fundar.

A partir de 1923, deixou-se absorver pela cultura de seu país e abandonou a inclinação ocidentalizante, vivendo nesse momento uma crise intelectual e emocional que contribuiu decisivamente para torná-lo um dos nomes centrais da literatura japonesa do século XX. O centro dos seus interesses é a preservação da língua e da cultura tradicional do Japão.

Em 1949, recebeu o prêmio Imperial de Literatura. Dentre suas principais obras estão Amor insensato (1924; Companhia das Letras, 2004), Voragem (1928; idem, 2001), Há quem prefira urtigas (1930; idem, 2003), A chave (1956; idem, 2000) e Diário de um velho louco (Estação Liberdade, 2002).

Morreu em 30 de julho de 1965, um ano após ter sido o primeiro autor japonês eleito membro honorário da American Academy and Institute of Arts and Letters.


Livros dele no blog: A Vida Secreta do Senhor de Musashi e Kuzu.

Referências


https://www.skoob.com.br/autor/270-natsuo-kirino
https://pt.wikipedia.org/wiki/Kanazawa
https://www.compartelibros.com/autor/natsuo-kirino/1
https://pt.wikipedia.org/wiki/Yasunari_Kawabata
https://pt.wikipedia.org/wiki/Yukiguni
https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Dançarina_de_Izu
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mil_Tsurus
https://pt.wikipedia.org/wiki/Yukiguni
http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2014/06/1468389-conheca-yasunari-kawabata-nobel-de-literatura-de-1968.shtml
https://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=828
https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=05769
https://en.wikipedia.org/wiki/Hiro_Arikawa
https://www.quetzaleditores.pt/autor/yoko-ogawa
https://www.skoob.com.br/autor/5060-yoko-ogawa
https://es.wikipedia.org/wiki/Y%C5%8Dko_Ogawa
https://www.britannica.com/biography/Nagai-Kafu
https://www.livrariacultura.com.br/e/kafu-nagai-326295
https://es.wikipedia.org/wiki/Akira_Yoshimura
https://en.wikipedia.org/wiki/Akira_Yoshimura
https://pt.wikipedia.org/wiki/Natsume_Soseki
https://www.britannica.com/biography/Natsume-Soseki
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/03/1751566-livro-de-soseki-percorre-terreno-acidentado-das-relacoes-humanas.shtml
https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=01214

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jun'ichir%C5%8D_Tanizaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Conhecer Tudo